segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DINÂMICA DE GRUPO OU BRINCADEIRA EM GRUPO!


A expressão Dinâmica de Grupo surgiu pela primeira vez num artigo publicado por Kurt Lewin, em 1944, onde tratava da relação entre teoria e prática em Psicologia Social.
Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia, ação. Quando Kurt Lewin utilizou essa expressão e começou a pesquisar os grupos, seu objetivo era o de ensinar às pessoas comportamentos novos através de Dinâmica de Grupo, ou seja, através da discussão e de decisão em grupo, em substituição ao método tradicional de transmissão sistemática de conhecimentos.

Hoje muitas empresas utilizam a dinâmica de grupo para conhecer e analisar os profissionais somente no momento da contratação, não utilizando esta ferramenta em momentos de aperfeiçoamento da equipe.

As dinâmicas de grupo possibilitam vivências, que ao serem refletidas geram um aprendizado pessoal e grupal, possibilitando desenvolver: Autoconhecimento, Trabalho em Equipe, Raciocínio Lógico, Liderança, Confrontar a vida e a prática, Tomada de decisão, entre Outros...

A dinâmica de grupo é uma ferramenta muito importante, porém se aplicada de forma errônea todo o objetivo será descartado e ficará a sensação de brincadeira em sala e você escutará "DINÂMICA" Ha! ... Eu não vim aqui para brincar!

O principal erro no momento de aplicar à dinâmica é não apresentar corretamente o objetivo e deixar que os participantes confundam "DINAMICA DE GRUPO" com BRINCADEIRA EM GRUPO. Muitas dinâmicas fazem com que o profissional reflita e traga vivencias passadas, época de colégio, amigos, etc.: por isso, a necessidade de uma boa apresentação e condução da dinâmica.

Antes de aplicar uma dinâmica você deve seguir algumas etapas:
1ª Pesquisar qual o Objetivo da dinâmica
2ª Entender o perfil do publico que ira participar
3ª Verificar a quantidade de pessoas
4ª Escolher a dinâmica que atenda a necessidade.


Aplicar dinâmica não é uma tarefa fácil, o profissional deve dominar a dinâmica que será realizada, o conteúdo abordado, ter presença de palco, postura e abordagem adequada ao perfil dos participantes, dar o tom e envolver todos que estarão em sala, tem que estar preparado com total segurança e principalmente presença de espírito...

Muitos profissionais seguem estas etapas, entram em sala, movimentam o grupo, fazem as pessoas deixarem o sono de lado, porém, não finaliza corretamente a dinâmica. O fechamento da dinâmica é tão importante quanto à apresentação.

Para finalizar a dinâmica é importante fazer o resgate, trazer a vivência através de perguntas e deixar mensagens para que o grupo reflita sobre o que foi feito e reflita como colocar em prática o que aprendeu.

Dinâmica bem aplicada o resultado será positivo!


Autor: Henrique Matenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário